<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 25, 2004

Meditação

O que é a meditação?

A meditação é uma arte ou técnica de serenar a mente, de estancar o "palrar" infindável que normalmente assola a nossa consciência. No sossego da mente silenciosa, a pessoa que medita começa a transformar-se num observador, a atingir um grau de distanciamento, e, por fim, a aperceber-se de um nível mais elevado de consciência.

As pressões do mundo actual paracem intrometer-se constantemente nas nossas vidas diárias, pois até os momentos de descontracção e prazer são interrompidos por tensões e exigências crescentes que nos deixam perdidos e confusos. Sob o peso do stress, o corpo físico funciona num estado de alerta máximo -
aquilo a que se chama "fuga para a frente" -, desencadeando uma grande diversidade de reacções fisiológicas. O medo, um problema frequente nos dias que correm, também faz com que nos sintamos forçados a agir para nos protegermos. É cada vez mais difícil estar em sintonia com o nosso Eu interior e lembrar qual é a nossa verdadeira natureza espiritual.

Felizmente, a prática da meditação ajuda-nos a purificar a mente. Liberta-nos do stress, de pensamentos indesejados, de fragmentos e ecos do mundo exterior - factores que perturbam a nossa mente consciente. A meditação torna a nossa mente mais sensível a tudo o que é realmente importante e os seus benefícios vão muito além do estado meditativo em si, embora nunca seja demais salientar que a meditação é em si e por si própria extremamente benéfica.

A meditação exige prática e paciência, mas o acto de meditar gera em si um grau cada vez maior de paciência. No fim de contas, o que importa é que as pessoas reconheçam e redescubram a parte mais bela, receptiva e produtiva de si mesmo. Existem muitas maneiras de entrar em contacto com esse Eu superior e quanto mais se avançar ao longo deste caminho, mais fácil se tornará alcançar níveis cada vez mais elevados de espiritualidade.

Brian L. Weiss

This page is powered by Blogger. Isn't yours?