<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 30, 2004

Doença de Paget Mamária

(Ontem recebi um e_mail que me deixou alarmada. A minha reacção imediata foi reencaminha-lo para todos os contactos da minha lista de endereços electrónica, mas senti que tal não era suficiente. Fiz então uma busca na internet, a qual me deixou ainda mais alarmada...)


Doença de Paget da mama é uma forma muito rara de cancro. Caracteriza-se por alterações cutâneas que lembram eczema ao redor do mamilo e mama (ver). Também pode ocorrer nas áreas cutâneas dos genitais e recto (ver). Quando se espalha a essas áreas do corpo, a doença de Paget da mama é denominada doença de Paget extra-mamária. A doença de Paget da mama frequentemente indica existência de outro cancro a nível interno. Pode ocorrer tanto nos homens, como nas mulheres. A doença de Paget da mama não é a doença de Paget dos ossos.

Quais os sintomas?
Um dos maiores problemas com a doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos. Pensa-se frequentemente que é uma inflamação ou infecção na pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.
Os sintomas incluem:
a) Uma persistente vermelhidão e crostas no mamilo levando a coçar e provocar lesões.
b) Uma dor no mamilo que não diminui.
c) Geralmente só um mamilo é afectado.

Como é diagnosticado?
O médico fará um exame físico, e pedirá mamografia bilateral imediatamente. Apesar de a vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite (inflamação da pele), o médico deve suspeitar de ser cancro se a lesão for em apenas uma mama. O médico deverá igualmente pedir uma biopsia para confirmar o que está a acontecer. Será tirada uma amostra do tecido mamário naquela área para testar um cancro. Se o cancro for só no mamilo e não na mama, o médico pode recomendar retirar só o mamilo e o tecido que o rodeia, ou sugerir radioterapia.

Deixo aqui ficar o testemunho de uma mulher, de nome Cláudia, que foi vítima desta doença e que tristemente não conseguiu resistir muito em parte devido a falta de informação. Passo a transcrever a mensagem por ela deixada:

"Por favor, esteja alerta a qualquer coisa anormal, e seja persistente procurando ajuda imediatamente. A doença de Paget é uma forma estranha de câncer na mama, e aparece na parte externa do peito, no mamilo, na auréola. Pode parecer uma erupção, que então, se torna em uma lesão com aspecto seco. Eu nunca tinha suspeitado que era câncer de mama, mas era. Eu nunca achei meu mamilo diferente, mas a erupção me aborreceu e por isso eu fui ao médico. Às vezes, incomodava e doía, mas fora isso não me aborreceu. Era somente feio e me aborrecia, e não melhorou com todas as pomadas prescritas por meu médico e o dermatologista para a aparente dermatite. Eles estavam preocupados, mas não me esclareceram que pudesse ser canceroso. Eu percebi que não há muitas mulheres que desconfiam, que uma lesão ou erupção no mamilo ou auréola possa ser câncer de mama. A minha começou com uma mancha vermelha simples na auréola. Um dos maiores problemas com a doença de Paget é que os sintomas parecem ser inofensivos e, freqüentemente, com uma inflamação ou infecção da pele, incentivando a descoberta e o tratamento deles deste modo. Esta mensagem deve ser considerada com seriedade e divulgada para o maior número possível de pessoas (parentes e amigos). Pode salvar a vida de alguém. Meu câncer de mama passou para os ossos depois de 'megadoses' de quimioterapia, vinte e oito (28) tratamentos de radiação e Tamaxofin. Se isto tivesse sido diagnosticado como câncer de mama desde o início, provavelmente não teria se estendido. Para todos os leitores: isto é triste...".

terça-feira, junho 29, 2004

II Coríntios 5

[Ontem, na missa de um velório, ouvi palavras sábias de padre de 89 anos, as quais me preencheram verdadeiramente a alma. Acredito veementemente na vida após a morte e, no fundo, é esta crença, é este acreditar, que me dá forças para superar a dor de uma perda. Aproveito esta oportunidade para editar a passagem da Bíblia, na qual o sacerdote havia baseado as suas sapientes palavras, e que se encontra igualmente publicada num sítio muito especial...]

1. Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas.
2. Por isso, suspiramos neste nosso estado, desejosos de revestir o nosso corpo celeste;
3. e isso será possível se formos encontrados vestidos, e não nus.
4. Pois nós, que estamos nesta tenda, gememos acabrunhados, porque não queremos ser despojados da nossa veste, mas revestir a outra por cima desta, e assim, aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.
5. E quem para isso nos preparou foi Deus, o qual nos deu a garantia do Espírito.
6. Por essa razão, estamos sempre confiantes, sabendo que enquanto habitamos neste corpo, estamos fora de casa, isto é, longe do Senhor,
7. pois caminhamos pela fé e não pela visão...
8. Sim, estamos cheios de confiança e preferimos deixar a mansão deste corpo, para irmos morar junto do Senhor.
9. Em todo caso, quer fiquemos em nossa morada, quer a deixemos, nos esforçamos por agradar ao Senhor.
10. De facto, todos deveremos comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a recompensa daquilo que tiver feito durante a sua vida no corpo, tanto para o bem, como para o mal.


(Segunda carta aos Coríntios, Biblia Sagrada)


[Querida Odete, que a tua alma tenha finalmente encontrado a paz após sofrimento tão atroz; o teu menino especial irá cumprir a promessa que te fez... Dá um beijinho ao meu pai por mim, sim?]




let it burn... let it burn... by Rawabi Al-Nuaimi

Um Pensamento

"Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada."


Fernando Pessoa

quinta-feira, junho 24, 2004

A Fímbria da Fala

Tão pouco tempo
temos
para o que nos sustenta

Tão pouca coisa
sobra
de tudo o que
se inventa

Tão pouca terra
temos
para o nosso
comboio

Tão pouca coisa
vale
a pena de ser
nossa

Tão tudo nada
ontem
tão hoje
tão aqui


Teresa Rita Lopes


(Enviado pelo amigo Marco Sénica)




Крис by Ilya LiS

segunda-feira, junho 21, 2004

Mais um mês...

Onde quer que estejas, vou continuar a amar-te para todo o sempre!


by: Teresa

quinta-feira, junho 17, 2004

Verdadeiro Amor

O amor é um sonho,
É filho da brisa cristalina
Que vai, de mansinho,
Sussurrar aos ouvidos
De pensamentos utópicos...
O amor não existe,
É fruto da imaginação
De entes frustrados,
Obcecados pela ideia
De um mundo melhor.
Amar?! Amar é dormir
E logo, de imediato, acordar;
É voar no imenso céu,
Acariciar sedosas nuvens
É cair em terra,
É uma queda cruel!
Também eu já sonhei,
E continuo a sonhar,
Assim como já acordei
E continuo a acordar
Num chão frio, desprotegido
Repleto de espinhos
Que me rasgam a carne...
O sangue é a reminiscência
De que, afinal, a realidade existe,
Sendo tantas e tantas vezes
Encoberta pelo sonho do verdadeiro amor!


by: Adriana Leite
13/04/1998




*** by id*

segunda-feira, junho 14, 2004

Viva Portugal!

Nunca antes se viu tantas bandeiras nacionais a decorar janelas e varandas por esse Portugal fora.

Muitos não sabem no entanto o seu significado e esta é a altura certa para que cada português se reveja e reencontre o espírito nacionalista que nos tem abandonado.

Ao longo da história, nunca fomos derrotistas.

Por isso, na nossa bandeira, colocamos a esfera armilar, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo mundo, nos séc. XV e XVI. Desta vez, não partimos para o mundo, mas trouxemos o mundo até nós.

Por isso, na nossa bandeira colocamos as armas de Portugal, que assentam sob a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior e um menor, que simbolizam a arma de defesa usada pelos nossos antepassados nos combates. Desta vez, temos uma poderosa arma de defesa e precisamos de confiança para a saber utilizar.

Por isso, colorimos a nossa bandeira de vermelho, simbolizando o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da pátria. Desta vez, perdemos uma batalha mas não precisamos de perder a guerra.

Por isso, colorimos a nossa bandeira de verde, simbolizando a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também em campos verdejantes. Desta vez, é urgente também que não percamos a esperança em melhores dias, e que estaremos bem melhor em campos verdejantes.

E como pediu o nosso Presidente, depois da festa, mantenhamos as bandeiras... não esqueçamos que estamos nos olhos do mundo, não só dos 15 países europeus que nos visitam, e que queremos que ao partir desejem voltar por levarem na lembrança um povo unido e hospitaleiro, mas também de muitos outros, fora da Europa, que nos observam pelos meios de comunicação social e que albergam tantos outros portugueses.

Se daqui a um mês tivermos conseguido transmitir esta imagem ao mundo, mesmo que tenhamos perdido, já ganhamos... e teremos honrado as cores e o significado da nossa bandeira.

Viva Portugal e viva esta selecção de portugueses em Portugal e no Mundo.


by: Ana Duarte

quinta-feira, junho 10, 2004

"Sabedoria Interior"

Ontem, na secção de leitura do continente do Gaia Shopping, deparei-me com um livrinho pequenino e colorido, bastante parecido com uma agenda pessoal, intitulado "sabedoria interior - meditações para o coração e a alma" de Louise L. Hay. Confesso que não consegui resistir-lhe; é como se, de repente, aquelas folhinhas delicadas tivessem ganho vida e num tom suave e meigo me dissessem: "leva-me contigo". Agrada-me ser surpreendida com situações do género, até porque a leitura tem deliciado grande parte dos dias...



terça-feira, junho 08, 2004

" A passagem "

"Foi um processo longo e difícil,
como sempre são as aproximações
entre duas pessoas
habituadas a estarem sozinhas.
Primeiro parece fácil, é o coração
que arrasta a cabeça,
a vontade de ser feliz que cala
as dúvidas e os medos.
Mas depois é a cabeça que trava
o coração, as pequenas coisas
que parecem derrotar as grandes,
que parece instalar-se
onde dantes estava a intimidade.
É preciso saber passar tudo isso
e conseguir chegar mais além,
onde a cumplicidade
- de tudo, o mais difícil de atingir -
os torna verdadeiramente amantes."


Miguel Sousa Tavares

(Enviado por ccc; obrigada por esta passagem... beijinhos)




Ей снился by Оля-ля

sábado, junho 05, 2004

Understanding

You hold the answer deep within your own mind.
Consciously you've forgotten it.
That's the way the human mind works
Whenever something is too unpleasant,
too shameful for us to entertain we reject it,
we erase it from our memory, but the imprint is always there

We wash it all away,
We wish it all away,
We hope it all away,
Can't cry it all away.

The pain that grips you
The fear that binds you
Releases life in me
In our mutual shame we hide our eyes
To blind them from the truth that finds a way to who we are

Please don't be afraid
When the darkness fades away
The dawn will break the silence screaming at our hearts
My love for you still grows
This I do for you
Before I try to fight the truth my final time

We're supposed to try to be real.
We feel alone when we're not together and that is real.

Can't wash it all away
Can't wish it all away
Can't cry it all away
Can't scratch it all away

Lying beside you
Listening to you breathe
The light that flows inside of you burns inside of me
Hold and speak to me
Of love without a sound
Tell me you will live through this and I will die for you
Cast me not away
Say you'll be with me
For I know I cannot bear it all alone

You're not alone, honey, never. Never.

Can't fight it all away
Can't hope it all away
Can't scream it all away
It just won't fade away

Can't wash it all away
Can't wish it all away
Can't throw it all away
Can't scratch it all away

Can't fight it all away
Can't hope it all away
Can't scream it all away
Oh get it all away

But the imprint is always there, nothing is ever really forgotten.

Because I'm tired of it too


Evanescence


Ouvir




Медуза by Eugene Vardanyan (*Leda)

sexta-feira, junho 04, 2004

Salários dos políticos portugueses

O Diário Económico fez as contas e, sim, concluiu que:

- o ordenado mínimo português é 20,7% inferior ao espanhol;

- o vencimento médio em Portugal é 57,25% inferior ao dos espanhóis.

Mas nem tudo é mau. O Primeiro-Ministro português ganha mais que o espanhol, os Ministros portugueses ganham mais que os espanhóis, os Secretários de Estado do Governo de Portugal ganham mais que os de Espanha e mesmo os Deputados da Assembleia da República recebem mais, ao fim do mês, que os das Cortes de Madrid.

O que é que está errado neste filme?


(E_mail enviado por Jorge B)

quarta-feira, junho 02, 2004

Crise?

A crise existe apenas para alguns... A "retoma" chegou à Câmara Municipal de Lisboa!

Entre Março de 2003 e Março de 2004, o Município Lisboeta adquiriu 11 viaturas topo da gama no valor de 600.000 euros. Nove da marca Peugeot a quase 50.000 euros cada, um Lância Thesis de igual valor e um Audi A8 4.2 V8 Quattro de 115.000 euros.

Acresce registar que o Audizito consome 19,6 litros de gasolina em circuito urbano! Segundo Santana Lopes foi um bom negócio, visto que, e segundo ele, o seu antecessor gastou mais dinheiro. Os carros substituídos estavam velhos, tinham três anos!

Porquê este despezismo, estando o país na situação económica em que está? Carros topo da gama com três anos, são carros velhos? João Soares deixou um Volvo S80. Será que este carro com três anos não está em condições de circulação? Porquê a necessidade de um Presidente de Câmara circular num Audi A8 4.2 V8 Quattro? Ainda por cima num país que está de tanga! O Lância Thesis foi para a vereadora do PSD Teresa Maury e os Peugeot para os outros colegas de partido.

O vereador do PS, Vasco Franco continua com o seu Laguna de 99 e o seu colega do PCP, António Abreu também continua com o seu Laguna de 98! Giro não é? Sabem qual é o slogan da Audi para promover este carro? "Os sonhos não têm preço" mas... 23 mil contos! Qualquer coisa como 115 mil euros... Foi este o preço que a Câmara de Lisboa deu para o carro do seu presidente Pedro Santana Lopes.

Um Audi idêntico ao do Presidente da República.

Como é possível tamanha machadada à população portuguesa a quem são solicitados permanentes sacrifícios. Não é justo! Não é honesto! Não está correcto! São episódios destes que vão revelando o carácter das personalidades políticas deste nosso país. Ninguém pede que o Presidente da Câmara se faça transportar num Fiat Punto ou num Renault Clio.

MAS 23 MIL CONTOS!!!!!???
NOS DIAS QUE CORREM!
Na amargura em que vive o Povo Português????!!!!
Não lhe chega um carro de 5 mil contos? 10 Mil contos? Bastante acima da miséria humana que desgraça este país de só 10.000.000?... Realmente faz falta uma nova geração de políticos. Que respeite quem trabalhou e trabalha uma vida inteira para uma reforma de miséria.


(E_mail enviado por Jorge B)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?