<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 30, 2004

Doença de Paget Mamária

(Ontem recebi um e_mail que me deixou alarmada. A minha reacção imediata foi reencaminha-lo para todos os contactos da minha lista de endereços electrónica, mas senti que tal não era suficiente. Fiz então uma busca na internet, a qual me deixou ainda mais alarmada...)


Doença de Paget da mama é uma forma muito rara de cancro. Caracteriza-se por alterações cutâneas que lembram eczema ao redor do mamilo e mama (ver). Também pode ocorrer nas áreas cutâneas dos genitais e recto (ver). Quando se espalha a essas áreas do corpo, a doença de Paget da mama é denominada doença de Paget extra-mamária. A doença de Paget da mama frequentemente indica existência de outro cancro a nível interno. Pode ocorrer tanto nos homens, como nas mulheres. A doença de Paget da mama não é a doença de Paget dos ossos.

Quais os sintomas?
Um dos maiores problemas com a doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos. Pensa-se frequentemente que é uma inflamação ou infecção na pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.
Os sintomas incluem:
a) Uma persistente vermelhidão e crostas no mamilo levando a coçar e provocar lesões.
b) Uma dor no mamilo que não diminui.
c) Geralmente só um mamilo é afectado.

Como é diagnosticado?
O médico fará um exame físico, e pedirá mamografia bilateral imediatamente. Apesar de a vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite (inflamação da pele), o médico deve suspeitar de ser cancro se a lesão for em apenas uma mama. O médico deverá igualmente pedir uma biopsia para confirmar o que está a acontecer. Será tirada uma amostra do tecido mamário naquela área para testar um cancro. Se o cancro for só no mamilo e não na mama, o médico pode recomendar retirar só o mamilo e o tecido que o rodeia, ou sugerir radioterapia.

Deixo aqui ficar o testemunho de uma mulher, de nome Cláudia, que foi vítima desta doença e que tristemente não conseguiu resistir muito em parte devido a falta de informação. Passo a transcrever a mensagem por ela deixada:

"Por favor, esteja alerta a qualquer coisa anormal, e seja persistente procurando ajuda imediatamente. A doença de Paget é uma forma estranha de câncer na mama, e aparece na parte externa do peito, no mamilo, na auréola. Pode parecer uma erupção, que então, se torna em uma lesão com aspecto seco. Eu nunca tinha suspeitado que era câncer de mama, mas era. Eu nunca achei meu mamilo diferente, mas a erupção me aborreceu e por isso eu fui ao médico. Às vezes, incomodava e doía, mas fora isso não me aborreceu. Era somente feio e me aborrecia, e não melhorou com todas as pomadas prescritas por meu médico e o dermatologista para a aparente dermatite. Eles estavam preocupados, mas não me esclareceram que pudesse ser canceroso. Eu percebi que não há muitas mulheres que desconfiam, que uma lesão ou erupção no mamilo ou auréola possa ser câncer de mama. A minha começou com uma mancha vermelha simples na auréola. Um dos maiores problemas com a doença de Paget é que os sintomas parecem ser inofensivos e, freqüentemente, com uma inflamação ou infecção da pele, incentivando a descoberta e o tratamento deles deste modo. Esta mensagem deve ser considerada com seriedade e divulgada para o maior número possível de pessoas (parentes e amigos). Pode salvar a vida de alguém. Meu câncer de mama passou para os ossos depois de 'megadoses' de quimioterapia, vinte e oito (28) tratamentos de radiação e Tamaxofin. Se isto tivesse sido diagnosticado como câncer de mama desde o início, provavelmente não teria se estendido. Para todos os leitores: isto é triste...".

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?