<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Depressão

É um dos distúrbios mentais mais frequentes nos dias de hoje. A palavra "Depressão" refere-se tanto a síndrome clínica quanto ao estado afetivo (tristeza, melancolia) relacionado com a mesma. A síndrome clínica caracteriza-se por sensação de impotência, incapacidade de buscar satisfação no meio ambiente e busca de isolamento em relação a esse meio, a qual se pode dar por uma redução ou ampliação de movimentos. Não se estabelece uma relação de classe social, nível cultural ou profissional. Qualquer pessoa das diferentes classes sociais, com qualquer nível cultural ou profissional pode viver este quadro.

Entre as causas da depressão podem incluir-se factores sociais como o empobrecimento ou a solidão, a diminuição do humor, frequentemente manifestada após o parto ou a perda de um ente querido. Mas, sobretudo nas pessoas já predispostas, estes acontecimentos da vida podem actuar como causa desencadeante da doença. Noutros casos, pelo contrário, os sintomas podem surgir espontaneamente, como um facto inesperado e súbito. A depressão também pode ter um componente hereditário.

Para as pessoas que sofrem deste terrível mal, é importante perceberem que não estão sós. Por isso mesmo, vale a pena ler "Depressões e afins".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?