<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 29, 2004

"Efeito Borboleta"



"Diz-se que uma coisa tão pequena, como o bater de asas de um borboleta, pode, em última análise, provocar um tufão do outro lado do mundo".
Teoria do Caos


Um jovem (Ashton Kutcher) em luta com memórias perturbadoras da sua infância, descobre que é capaz de viajar no tempo e alterar acontecimentos no seu passado. Contudo, cada mudança que ele opera transforma a sua vida e a de todos os que o rodeiam, a maior parte das vezes, com inesperadas e desastrosas consequências.
Um filme a não perder em DVD.

Confesso que há muito que um filme não despoletava em mim a sensação de me obrigar a reflectir sobre as minhas atitudes e sobre a minha postura na vida. Gosto do películas do género, na medida em que me deixam pensativa e movem algo dentro de mim... Vejam-no se puderem, garanto-vos que vale realmente a pena.



O filme em questão aborda igualmente de forma brilhante a Teoria do Caos.
Definida de uma forma generalista, ela é uma sensibilidade extrema às condições iniciais. Portanto, a lei básica da Teoria do Caos afirma que a evolução de um sistema dinâmico depende crucialmente das suas condições iniciais e se houver uma pequena alteração em tais condições, o mesmo sistema comportar-se-á, passado pouco tempo, de forma diferente.
Em psicologia, tal teoria não é muito diferente do ponto de vista da física, exceptuando o facto de nós termos a componente humana. Basicamente o caos questiona: "É possível fazer previsões a longo prazo, de qualquer tipo de sistema?".
O que nos leva ao conceito do "Efeito Borboleta" é um acontecimento aparentemente insignificante que provoca uma cadeia de acontecimentos ao longo do tempo, que conduzem a resultados imprevisíveis.
Com a teoria do caos, as possibilidades são infinitas. Na realidade, segundo o ponto de vista existencial, nós não nascemos, mas somos atirados para um mundo bastante caótico. Assim sendo, como é que se podem fazer previsões a longo prazo, tendo em conta as finitas componentes de um sistema, a complexidade do ser humano, a forma como ele vê e reage a alguma coisa?


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?