<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 05, 2004

Exorcismo - I

Venho hoje falar-vos sobre exorcismo, uma palavra que causa arrepio a qualquer um. Muitos acreditam em entidades maléficas conhecidas por "demónios"; outros, por medo, limitam-se a cair no cepticismo e outros ainda negam a sua existência. Eu acredito no mal encarnado pelo demónio, assim como acredito no bem encarnado por Deus. Um não existe sem o outro. Ao longo de várias edições levar-vos-ei ao encontro do tema em análise, explicando o seu real significado, a sua relação com as várias religiões, as causas, e casos verídicos que têm sido objecto de vários relatos ao longo dos tempos.

• O que é o Exorcismo?
A palavra exorcismo deriva do grego exorkizein, que significa "unir por juramento ou desalojar espíritos". É entendido como um remédio que se esforça por libertar algo ou alguém de um mal interno. Segundo as várias religiões o exorcismo serve para expulsar o demónio que se encontra dentro de uma pessoa, e fá-lo através da oração (leituras da Sagrada Escritura), abjurações, imitações em nome de Jesus, imposição de estola, bênçãos, sinais da cruz, uso de água benta, defumadouros, essências de rosas e arruda e sal o qual é associado à pureza espiritual.
Esta prática envolve um procedimento feito apenas por pessoas preparadas; quem o pratica é chamado de "exorcista" e a pessoas afligida de "possuída". É um erro pensar que basta um único exorcismo para expulsar o ou os demónios. Casos existem em que são necessários vários por parte de um exorcista que deverá exaltar a fé de forma veemente e que não deverá ter qualquer tipo de pecado não confessado em vida, porque o próprio demónio aproveitar-se-á de qualquer fraqueza sua. Note-se ainda que um caso de possessão deverá ser tratado imediatamente, pois o espírito "invasor" pode levar à morte do possuído.

Podemos dividir as formas de possessão em quatro:
Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem à família do possuído.

Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de vampirizar a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha, sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banho de água com sal são benéficos neste caso. A leitura do salmo 23 é o mais indicado contra o espírito opressivo.

Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas mais próximas do seu convívio.

Possessão: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenómenos de poltergeist (conjunto de fenómenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objectos, podendo ter duração indeterminada).




Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?