<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 15, 2004

Exorcismo - II

• O Exorcismo e as várias religiões
Segundo o espiritismo Kardecista (Alan Kardec), os espíritos podem influenciar as pessoas e essas influências podem levá-las a um estado de loucura e frenesim. Na realidade, eles não podem usar o corpo da pessoa para lhe fazer mal, mas podem, contudo, induzi-la a fazer mal a si mesma. Geralmente, as pessoas que são afectadas possuem pouca ou nenhuma crença em seres superiores, têm problemas pessoais ou mentais, ou então acreditam piamente que merecem punição por alguma coisa. São pessoas demasiado susceptíveis, relativamente às quais a negatividade pode afectar gravemente.
O processo de cura desse tipo de pessoas começa quando elas se voltam para Deus e Jesus Cristo. Após isso, inicia-se o ritual de aconselhamento espiritual. Este ritual consiste em reuniões em salas fechadas, onde os médiuns presentes, através de orações e meditação, conversam com a pessoa e com o espírito que a está a prejudicar, aconselhando ambos a mudarem de atitude, a acalmarem-se, a voltarem-se para Deus e pedem, inclusive, que o espírito pare de influenciar a pessoa, encontrando desta forma a paz.

De acordo com a Umbanda e outras religiões Afro-Brasileiras, a possessão ocorre por Eguns ou espíritos desencaminhados. Trata-se de espíritos perdidos e sem corpo, não podendo receber atribuições de Santos, os quais são controlados por falanges e por fim todos são controlados por Oxalá. Quando um Egun incorpora, pode tornar-se irado e ser muito perigoso; mas como não é atribuído a nenhuma falange de espíritos (Oguns, Caboclos, Pretos, Exus, etc.), são considerados fracos e facilmente controláveis.
Os Eguns são expulsos do corpo da pessoa por médiuns incorporados por santos mais evoluídos, os quais com a força da sua voz e muitas vezes com a força física, expulsam o Egun e segundo o próprio ritual, trancam o espírito para que ele não possa voltar a incorporar.
Há quem não acredite nesta versão.

No caso dos evangélicos, tratam qualquer espírito como algo de maligno, lançando sobre a pessoa sal e água benta enquanto dão ordens em alta voz; muitas vezes agridam-na para expulsar o espírito invasor.
Não há muito a dizer sobre os que professam a religião evangelista, na medida em que têm um ritual totalmente específico, ficando-se pelos gritos e orações.

O Xintoísmo é um tipo de religião professada nos países orientais, e mais não é do que uma religião espírita, onde podem haver vários demónios, deuses e santos. Como é uma mistura de pequenas religiões, é-lhes difícil compreender verdadeiramente o que é um endemoniamento, pois no seu entender os espíritos não precisam de um corpo humano para se manifestarem. Podem aparecer a qualquer momento em forma de Akuma (demónios).
Os Orientais temem e respeitam muitas formas de vida e espíritos, acreditando, assim, que se irão ver livres de maldições que esses mesmos espíritos lhes possam lançar. Mas há relatos de exorcismos onde Monges recolhiam o corpo da pessoa e o submetia às mais diversas torturas até que o Akuma saísse do seu corpo.

(Deixarei para uma próxima edição a relação Exorcismo/Igreja Católica, na medida em que me debruçarei sobre o sub-tema de uma forma mais abrangente e pormenorizada.)




"On a hot summer night, would you offer your throat to the wolf with the red roses?" by Jim McNitt

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?