<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, março 23, 2005

Medicina Natural: Reiki (1)

O que é o Reiki?

Desde os tempos antigos que se sabe que uma corrente invisível de energia flui através de todos os organismos vivos. Apesar do cepticismo moderno de hoje em dia e da insistência em provas empíricas, a recente investigação médica e cientifica verificou a existência desta energia, e o seu papel no processo de cura físico / emocional / espiritual tem sido validado e reconhecido.
A palavra Reiki consiste em duas palavras japonesas, o Rei e Ki.
Rei : esta é a Alta Inteligência infinita que guia a criação e o funcionamento do Universo e é a fonte de orientação nas nossas vidas. É a sabedoria de Deus, ou o Alto Poder, ou a consciência moral - Deus. Ele compreende e conhece cada pessoa na totalidade, uma vez que é omnisciente e omnipresente. Deus conhece a causa de todos os problemas e dificuldades e como curá-los.
Ki : esta é a energia da força vital que anima tudo, isto é, dá vida. O Ki é uma força vital que flui em nós através dos chacras e dos meridianos. Também se encontra à nossa volta, na aura que rodeia cada um de nós. É necessário à energia da força vital para que possa fluir livremente no, e à volta do corpo para manter a saúde. A fonte do Ki está no ar, nos alimentos, no nascer do sol e no sono. Pode aumentar-se o Ki através de exercícios respiratórios e da meditação. Se existir um nível elevado de Ki, significa que somos fortes, confiantes, gostamos da vida e somos capazes de enfrentar desafios. Um baixo nível de Ki significa uma força vital fraca, um funcionamento do corpo e da mente diminutos, e consequentemente vulnerabilidade para doenças. O Ki dá vida e alimenta os órgãos, as células e os tecidos e é responsável por melhorar as funções vitais. É a energia primária das emoções, dos pensamentos e da vida espiritual. Quando o Ki deixa o corpo físico, o corpo morre.
A beleza do Reiki reside na sua simplicidade, na acessibilidade a todos. O nosso nível de educação ou QI é imaterial. A única coisa que aqui é significativa é o nosso desejo genuíno de deixar entrar a energia que pode curar o corpo e a mente, e a nossa vontade de nos responsabilizarmos pelo nosso bem-estar.
A Ki ajuda o corpo a libertar o stress e a tensão, ao dar origem a um estado de relaxamento profundo que promove a cura e a saúde, e um estado de totalidade e de equilíbrio.
Para juntar à estrutura física do corpo, também existe um sistema de energia subtil através da qual fui a energia da força vital. Este sistema consiste em corpos de energia que rodeiam o corpo físico e ajudam-nos a processar os pensamentos e as emoções. Os corpos de energia têm chacras ou centros de energia, que regulam o fluxo, a força vital através dos corpos físicos, mentais, emocionais e espirituais. A energia da força vital alimenta-nos e equilibra as funções e sistemas do nosso corpo.
O Reiki tem sido definido como energia da força vital que é guiada espiritualmente e que está presente em todos o lado. O sistema Reiki é uma técnica de transmissão de energia no sistema de energia humano através das mãos. O Reiki limpa o corpo (isto é, o corpo físico e mental) de toxinas e restaura o equilíbrio de energia e a vitalidade ao atenuar os efeitos prejudiciais do stress. Abre os chacras bloqueados e os meridianos, liberta os corpos de energia e deixa-nos relaxados em paz, com um sentimento de profunda purificação mental.
O tratamento Reiki é quente, é suave, é envolvente, é confortável e é educativo. Cria um sentimento de alegria espontânea e um esplendor incandescente. O Reiki trata a pessoa na totalidade: o corpo, a mente, as emoções e o espírito.
O Reiki é simples e seguro. Não há riscos relacionados com ele. Não só é absolutamente inofensivo como é benéfico para todos nós. Nunca pode ser usado incorrectamente porque cura sempre. Ele cura ao fluir através das partes afligidas do campo de energia e carrega-as com energia positiva. Aumenta o nível de vibrações do campo de energia no, e à volta do corpo físico onde haja pensamentos e sentimentos negativos, quebra estes factores prejudiciais e afasta-os. O Reiki liberta, fortalece e cura os caminhos de energia para que a energia da força vital possa fluir naturalmente e desimpedida uma vez mais.
O Reiki não é uma religião. Não tem dogma e não se baseia em crenças obrigatórias. De facto, funciona sem crenças porque elas não são importantes. Contudo, o que é necessário ao Reiki é que se viva a vida em harmonia com o mundo, e isto irá trazer-nos bem-estar. Por esta razão é importante praticar determinados ideais simples e éticos para promover a paz e a harmonia. E isto traduz-se em cinco princípios: "Não se zangue", "Não se preocupe", "Seja gracioso", "Leve uma vida de honra" e "Honre os pais, honre os professores e honre os mais velhos". O propósito destes princípios é ajudar-nos a perceber que curar o espírito ao nos decidirmos de forma consciente, a melhorar nós próprios, é uma parte necessária da experiência de cura do Reiki.
A concluir, parece que a maioria, se não todas, das pessoas beneficiaria com os tratamentos Reiki. Sentir-se melhor com nós próprios e com aquilo que nos rodeia é provavelmente o primeiro passo para tornar o nosso planeta num local mais pacífico e harmonioso para viver.

(in "Guia Prático do Reiki" de Bill Waites e Mestre Naharo )



"The Hands of Time" by Jim McNitt


Comments:
por acaso é algo k tenho curiosidade em experimentar... :)

besuuuuu :P **
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?