<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 26, 2005

O Verdadeiro Significado da Páscoa

"Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com Ele os apóstolos. E disse-lhes: desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que não mais a comerei até que ela se cumpra no reino de Deus. Então Jesus tomou o cálice, deu graças, e disse: Tomai-o e reparti-o entre vós. Pois vos digo que não mais beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E tomou o pão, deu graças, e deu-lhes, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. De forma semelhante tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado por vós".
São Lucas 22:15-22

Este é relato da última ceia de Jesus com os seus discípulos, onde instituiu a verdadeira e definitiva Páscoa, conforme registou o evangelista, e que vem consagrado no Novo Testamento (Escritos Sagrados que compõem a Bíblia a partir da vida e experiência de Jesus no seio da humanidade).
A palavra Páscoa vem do idioma hebraico pãsah e do grego pascha, significando literalmente passar por cima, por alto, portanto, passagem. Para os judeus ortodoxos é a festa anual das mais expressivas, celebrada em memória da saída do povo judeu do Egipto. Inicialmente foi estabelecida para lembrar a travessia do mar vermelho e o Livramento do anjo exterminador, que passou sem tocar nos israelitas sobre as casas marcadas pelo sangue do cordeiro, não tendo poupado nenhum dos filhos mais velhos dos egípcios, como consequência da teimosia do faraó egípcio em não permitir a partida dos judeus, após quatrocentos anos de escravidão naquele país.
A Páscoa para o cristianismo tem significado derivado do Judaísmo, mas com feições próprias e significa a paixão que levou Jesus a morrer na cruz pela humanidade, no lugar de cada ser humano, para que todos, em todas as épocas e em todos os lugares, arrependidos, fossem perdoados e tivessem cancelados os pecados individual e colectivamente cometidos e a certeza e segurança da própria vitória da ressurreição sobre a morte. Logo, significa, também, libertação do ser humano da escravidão das forças egocêntricas que comandam a vontade do nosso corpo sobre o espírito; Ressurreição, já agora, de todas as formas de morte presentes na nossa vida; libertação do domínio do pecado (ausência de consciência e distanciamento do compromisso com os valores da ética cristã errando-se o alvo da perfeição para que fomos criados); capacitação pela actuação do Espírito Santo em nós e sobre nós; reconciliação do mundo com Deus e restituição da vida eterna que o ser humano teve um dia e perdeu por causa do pecado que nos dominou. Possibilidade do reino de Deus vir sobre todos nós.


Desejo a todos uma Santa Páscoa, com muita paz e harmonia.



Holy Trinity (Pala della Convertite) by Sandro Botticelli

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?