<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 08, 2005

João Paulo II - Um Último Adeus



"A paz e a violência germinam no coração do homem, sobre o qual somente Deus tem poder."

João Paulo II, Karol Wojtyla de seu verdadeiro nome, nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, perto de Cracóvia, no sul da Polónia. Depois de manifestar algum interesse pelo teatro e literatura acabou por enveredar pelo sacerdócio, a conselho do cardeal Spiheda.
Durante a invasão nazi da Polónia, Wojtyla e um grupo de jovens polacos criaram uma universidade clandestina, como forma de resistirem ao encerramento das universidades polacas, decretado pelos alemães. O futuro Papa ainda chegou a trabalhar como mineiro. Ordenado sacerdote em 1946, Wojtyla licenciou-se em Teologia na Universidade Pontifícia de Roma Angélica e, mais tarde, em Filosofia, desempenhando depois as funções de docente na Universidade Católica de Lublin e na Universidade Estatal de Cracóvia, onde conheceu importantes representantes do movimento católico polaco. Em 1958, foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Apostólico de Cracóvia, monsenhor Baziak, tornando-se o mais novo membro do Episcopado polaco. Participou nos trabalhos do Concílio Vaticano II e, com a morte de Baziak, em 1964, passou a desempenhar as funções de Bispo, cargo que ocupou durante dois anos, altura em que o Papa Paulo VI elevou Cracóvia a Arquidiocese. Três anos mais tarde, em 1967, o arcebispo Wojtyla era ordenado cardeal.
Eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, Karol Wojtyla dava início, seis dias depois, ao terceiro mais longo pontificado da Igreja Católica. Os 27 anos do mesmo ficaram marcados pelas viagens, pelo ecumenismo, pela abertura a um mundo em mudança e pela proximidade dos jovens.
A Europa vivia na altura sob as vicissitudes da Guerra Fria e a Polónia pertencia ao então Bloco de Leste. Percebendo a surpresa que a sua nomeação causou, Karol Wojtyla surge à varanda do Vaticano com um sorriso e palavras de optimismo. Ao todo realizou 104 viagens.
Poliglota e carismático, os seus discursos galvanizavam multidões pelos locais onde passava. Foi incansável no apelo à paz e no combate à pobreza. Ao todo, João Paulo II redigiu 14 encíclicas e mais de 10 mil discursos, abordando temas tão vastos como o ambiente, e economia e a segurança. Ainda que tenha revolucionado a forma de evangelização, João Paulo II foi considerado demasiado conservador nas questões da família, da moral e da organização interna da Igreja. Os 27 anos de pontificado de João Paulo II ficam igualmente marcados pelo número recorde de canonizações, 482 santos e beatificações, 1338, ou seja, mais do dobro do que todos os seus antecessores juntos.
Os primeiros anos de pontificado ficaram marcados pelo primeiro golpe, sofrido a 13 de Maio de 1981, quando o jovem turco Mehmet Ali Agca disparou sobre o Sumo Pontífice à queima roupa, em plena praça de São Pedro. A coincidência do 13 de Maio levou João Paulo II a afirmar que a sua vida foi poupada por intervenção de Nossa Senhora de Fátima, realizando no ano seguinte a primeira das três viagens ao Santuário de Fátima.
A debilidade física começou a ser notada em Abril de 1994, com a fractura do fémur, diagnosticando-se pouco depois a doença de Parkinson. Nos anos seguintes, o mundo foi assistindo à degradação física de Rarol Wojtyla, o que levaria ao surgimento dos rumores sobre a resignação. Contudo, garantiu sempre que não pretendia abdicar, transformando-se no exemplo do contributo que os doentes e idosos pode dar à sociedade. João Paulo II terá afirmado: "Assim, tal como Pedro, também eu não me envergonho das minhas fragilidades e estou disponível para cumprir até o Senhor me chamar".
É de realçar o facto de, a 12 de Março de 2000, ter pedido perdão pelos erros e crimes cometidos pela Igreja no passado, especialmente contra os judeus, pedido repetido junto ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, o lugar mais sagrado do judaísmo.

Karol Wojtyla foi hoje a enterrar, numa cerimónia fúnebre que será para sempre recordada na memória de todos nós, assim como o seu exemplar percurso de vida, no qual demonstrou ser a Paz e o Amor os maiores e mais preciosos bens de toda a humanidade. Onde quer que ele esteja, espero e desejo que vele por todos nós.




Candle light by Teresa Sousa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?