<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 12, 2005

Medicina Natural: Reiki (2)

Os Cinco Princípios Supremos do Reiki

O estudo do Reiki também inclui princípios, conhecidos como os "Cinco Princípios". Contudo, desde que cada Grande Mestre de Reiki, ou professor, dividiu os seus próprios princípios, existe uma grande diferença entre estudar com um Mestre ou estudar com outro. Alguns professores propõem quatro princípios fundamentais enquanto outros propõem sete.
Estabelecer o número de princípios em cinco vai de encontro com o modo de pensar chinês. Eles acreditam que o número cinco é o mais básico de todos os números, como prova os cinco elementos (em oposição aos quatro elementos da cultura ocidental). Por essa razão, estabelecer o número de princípios em cinco é compatível com a cultura chinesa, uma vez que influenciou todo o Oriente.


O primeiro princípio do Reiki é o princípio do zangar-se ou, mais precisamente, do não se zangar . Zangar-se, quer consigo próprio quer com os outros ou com o mundo inteiro, dá origem a graves bloqueios na energia de um indivíduo. Esta situação pode ser comparada com um agricultor cujos campos são irrigados por canais de água. Ao zangar-se é como os grandes eixos que bloqueiam o fluxo de água nos canais. Alguns campos são rapidamente inundados e as colheitas apodrecem. Outros permanecem secos e as colheitas morrem de sede.
Zangar-se é o inimigo individual e interior mais complexo. Longe de ser transitório, torna-se parte integrante da personalidade de um indivíduo. No início, pode estar zangado com alguém por uma razão ou por outra (e normalmente sem razão). Mais tarde lembra-se de que estava zangado com essa pessoa e esse sentimento é disparado, quer pelo pensamento que o justificou quer pelos sentimentos de culpa de estar zangado por nada. E, assim, vai acumulando camada em cima de camada e o núcleo do estar zangado dá origem a uma grande montanha que bloqueia o fluxo de energia e é necessário um grande esforço para ser removida.
O Reiki, como ferramenta que dirige a energia cósmica para o local onde é necessária, é óptimo aparelho para remover estes bloqueios que se acumulam no corpo. Contudo, o estudante não deve ser induzido em erro. Todos os tratamentos de Reiki no mundo não irão superar o facto de estar zangado se o indíviduo não parar de estar zangado. O Reiki pode remover os bloqueios que se acumularam ao longo dos anos (e por vezes até aqueles que são resultado de vidas passadas). Mas o Reiki não pode remover o resíduo recorrente que aparece diariamente.


O segundo princípio do Reiki é o princípio da preocupação ou, mais precisamente, o princípio de não se preocupar . Se o estar zangado com uma pessoa envolve processos que o indivíduo relaciona ao passado ou ao presente (normalmente não nos zangamos com algo que ainda vai acontecer), o princípio da preocupação tem a ver com acontecimentos futuros.
Em oposição ao zangar-se, que exige tratamento Reiki com muita concentração para poder remover o obstáculo, a preocupação exige que a energia Reiki se espalhe por todo o corpo. Em vez de remover o bloco, ela sela e repara milhares de pequenos "buracos". E em oposição ao que um iniciado pode pensar é muito mais difícil tratar problemas relacionados com a preocupação do que aqueles que têm origem no zangar-se.
Há que lembrar que a preocupação não é sempre um fenómeno negativo.
Não se preocupe! Este é o segundo princípio do Reiki. Fácil de dizer mas difícil de aplicar.

[Continua...]

(in "Guia Prático do Reiki" de Bill Waites e Mestre Naharo )



Above the clouds by Daniel Bayer


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?