<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 19, 2005

Meditação (2)

- A Jangada da Salvação


Quero que te sintas como se estivesses a flutuar de costas em água morna, sem receio. Olhando para o céu e para as nuvens, sentes-te em harmonia com Deus. No entanto, começas a sentir um ligeiro ardor nos olhos e as tuas costas começam a dar sinais de cansaço. Mas não tens bem a certeza de te quereres virar, porque não tens a certeza de saber nadar. Estás num dilema, tal e qual como na vida: continuar a flutuar ou arriscar virares-te?
O que acontece é que, de costas, não consegues ver para onde vais. As coisas estão fora de perspectiva, tal como tudo nesta vida. É francamente desoladora, esta visão singular que não nos mostra toda a verdade sobre o lugar onde estamos. Não há paisagem, não há ligação à terra. Na sua mente, o intelecto e a emoção estão em guerra, como sempre. É melhor boiar, ou não?
Não consegues relaxar. Haverá correntes rápidas mais à frente ou árvores ao longo da margem? É então que decides virar-te - não sabes o que podes fazer mais. E, de repente, consegues ver os dois lados da costa: as árvores em silhueta contra o céu, as rochas, os calmos refluxos da corrente e os veados na margem do rio.
Tudo parece vir ao teu encontro. Começas a afundar-te e, por isso, começas a nadar à cão desesperadamente. E percebes que, por mais cansativo que isso seja, é bem melhor que flutuar, que não ser nada. À medida que vais ficando mais cansado, ocorre-te uma súbita revelação: mesmo que te afundes, valeu a pena aperceberes-te de toda a beleza que te rodeia.
Quando parece não haver mais esperança, eis que uma jangada se aproxima de ti, como que empurrada por uma mão gigante. Estás tão exausto que quase choras de alívio no momento em que te agarras à jangada. Que maravilhosa sensação de segurança - que enorme alegria. Como sempre, estás só com o teu Deus. E no teu momento mais negro e de maior exaustão, eis que aparece uma jangada.
Esta jangada representa o que todos somos una para os outros. Mostra-nos, a nós que somos os seus passageiros, as diferentes perspectivas. Agarramo-nos à jangada quando damos as mãos e nos amamos uns aos outros, e quando cuidamos uns dos outros.

(in "Como Meditar" de Sylvia Browne)



Dare to dive by Kaushik Chatterjee

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?