<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Ler e Reflectir

"Além dos sofrimentos do nascimento, da velhice, da doença e da morte, os seres humanos têm de suportar os sofrimentos que eles próprios criam. Em virtude da ignorância e das visões falsas, as pessoas dizem e fazem coisas que geram sofrimento para elas e para os outros. A cólera, o ódio, a desconfiança, e inveja e a frustração estão na origem do sofrimento. Tudo isto nasce da falta de consciência.

A via que eu descobri permite transcender a dor, a angustia e todas as inquietações pela contemplação da sua verdadeira natureza. Mostrei esta via a muitos seres que, por sua vez, a descobriram também."

Buda


"(...) Enquanto não tivermos interiorizado que o mal que fazemos aos outros fazemo-lo a nós próprios, o sofrimento não poderá ser evitado. Enquanto não tivermos compreendido que somos os primeiros a beneficiar do bem que fazemos, a felicidade não poderá ser alcançada. Eis a nossa grande ignorância.(...)
(...) Por isso, se queremos combater o sofrimento, temos de fazer um esforço para desenvolver uma ética de vida que evite fazer mal aos outros. É forçoso libertarmo-nos das forças destrutivas do nosso espírito e cultivarmos as construtivas. Segundo o ensinamento de Buda, este é o único método eficaz na busca da felicidade. (...)
(...) Enquanto o nosso objectivo for o prazer a curto prazo e a nossa visão do mundo se limitar à sobrevivência, o sofrimento é inimigo mortal da felicidade e a nossa tolerância face a ele nula. Mas se o objectivo da nossa vida for o aperfeiçoamento de uma atitude de nobreza de coração como fonte da verdadeira e suprema felicidade, então o conflito entre felicidade e dor desaparece, fundindo-se ambas num idêntico sabor. (...)
(...) Porque nos abre portas secretas e nos obriga a ultrapassar os nossos próprios limites, a grande alquimia do sofrimento reside no facto de, para o transformarmos, termos de nos deixar transformar por ele."

(in "A Alquimia da Dor" de Tseing Paldron)




01 by kadir barcin


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?