<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 02, 2006

"Munich"




Em Setembro de 1972, um ataque terrorista sem precedentes foi mostrado ao vivo para 900 milhões de telespectadores no mundo todo, tendo-se desdobrado numa nova terrível táctica de violência imprevisível. Decorria a segunda semana das Olimpíadas de Munique, na Alemanha Ocidental, tendo os jogos o nome de "Olimpíadas da Paz e da Alegria". De repente, sem aviso nenhum, um grupo extremista palestino conhecido como Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou dois membros da equipa olímpica israelita e manteve outros nove como reféns. A tensão foi crescendo e resultou num trágico massacre que terminou 21 horas mais tarde quando o jornalista Jim McKay pronunciou as terríveis palavras: - "Estão todos mortos".

Enquanto o terror de Munique era visto e sentido em todo o mundo, a secreta consequência do evento permaneceu desconhecida.

No centro dessa história está Avner, um jovem patriota israelita. Ainda de luto pelo massacre de Munique e enfurecido pela sua chocante selvajaria, Avner recebe de um oficial do Mossad uma missão secreta sem precedentes na história israelita: abandonar a mulher grávida do seu primeiro filho, assim como a sua identidade para caçar e matar os 11 homens acusados de planejarem os assassinatos em Munique. Apesar de sua juventude e inexperiência, Avner logo se torna o líder de uma equipa de quatro recrutas distintos, mas muito habilidosos.

De Geneva a Frankfurt, Roma, Paris, Chipre, Londres e Beirute, Avner e a sua equipa dão a volta ao mundo em total segredo, na pista de cada um dos nomes de uma lista bem guardada. Trabalhando fora dos preceitos da lei internacional, sem lar e sem família, a única ligação deles com a humanidade é a relação que desenvolvem uns com os outros. Mas também isso acaba por se desgastar à medida que se começam a questionar sobre alguns aspectos pertinentes: - "Quem é que estamos a matar exactamente? Isso pode ser justificado e acabará com o terrorismo?". Divididos entre o desejo de justiça e as dúvidas crescentes, a missão começa a perder o sentido nas almas de Avner e dos seus companheiros, retendo uma única certeza: quanto mais tempo permanecerem na caçada, mais correrão o risco de serem caçados.


(Vi este há cerca de dois meses atrás e devo dizer que me impressionou, não só pelo realismo que salta à vista - note-se que é baseado em factos reais - , mas também pela excelente prestação das personagens que dão corpo a esta história dramática que marca o início do terrorismo internacional)

Um filme a não perder, ainda em exibição nas salas de cinema.



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?