<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 14, 2004

O Código Da Vinci

No passado dia 5 do corrente mês adquiri um livro na Fnac do Gaia Shopping, que muito tem dado que falar: o "código Da Vinci", do best-seller norte-americano Dan Brown. Despertou-me o interesse na sua aquisição, sobretudo, a azáfama e inquietação que o romance tem provocado no seio do Vaticano (vai-se lá saber porquê!).
É um livro que acompanha as aventuras de um professor de Harvard e de uma criptóloga parisiense, que se encontram após o assassinato do conservador do museu do Louvre. Seguindo uma série de pistas deixadas de formas estratégicas, os dois, aos poucos, desvendam o que chamam de "a maior conspiração da história": que a Igreja Católica foi fundada sobre o segredo de que Jesus Cristo era um simples mortal (casado, e com filhos, com Maria Madalena) e que sua santidade foi aferida séculos após sua morte para justificar a própria existência da igreja.
Mais há mais. O romance refere ainda a existência de uma sociedade secreta (o Priorado de Sião) que detém o segredo do Santo Graal e sabe da sua localização, assim como caracteriza a própria Opus Dei de uma forma nada conveniente.
As vorazes vozes críticas já se fizeram sentir por parte da Igreja Católica que considera o livro falso e extremamente perigoso. Aliás, a Editora Vida lançou em Setembro último "A fraude do código Da Vinci", do teólogo Erwin Lutzer que contesta precisamente o conteúdo do Código Da Vinci de Dan Brown.
Apesar da grossura do romance em causa (536 páginas), já me encontro a ler o capítulo 46, leitura esta que me tem deliciado dada a veracidade dos documentos em que se baseou o autor ("Todas as descrições de obras de arte, edifícios, documentos e rituais secretos que aparecem neste romance são exactas"). Uma leitura a não perder!


by: Teresa


Comments:
Parabéns por teu belíssimo e especial BLOG.
E agora ::::
DEIXO MEUS ENLACES, MEUS ABRAÇOS
COMO UM EXERCÍCIO DE POESIA
QUE DE VEZ EM QUANTO GOSTO DE FAZER.
Visite meu BLOG para conferir!... Bjs.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?